Sou ferromodelista e faço parte da Free-moBR há alguns anos. Quando iniciei no hobby meu sonho era ter uma maquete grande, com linhas passando por cenários diferentes, pátios, indústrias, principalmente uma siderúrgica onde chegariam os trens vindos de um carregamento de minério… Como muitos ferromodelistas iniciantes, comecei com sonho e logo percebi que não teria espaço para tudo o que queria. Mesmo assim, continuava com a ideia de construir uma maquete fixa com cenários e opções de manobra.
Algum tempo depois, conheci as maquetes modulares e decidi construir uma. Foi uma experiência interessante. O padrão que utilizei foi da NMRA, no qual cada peça é denominada de módulo, tendo apenas dois tipos de módulo: retos e curva. Ambos com linha dupla, posicionadas mais à direita dos módulos, deixando a parte central e esquerda para o cenário desejado.
Alguns amigos que integravam uma associação aceitaram participar do projeto de construção de uma maquete modular para a associação, mas depois de algum tempo o projeto não teve continuidade. Pensei em continuar o meu plano da maquete modular, mas depois de conhecer o Free-mo desisti do sistema que MNRA que estava fazendo e abandonei esses módulos em um canto da garagem. Agora sim, havia descoberto um novo mundo.
Novos horizontes se abriram em minha mente com o Free-mo, e então, decidi criar o free-mo.br, um padrão de regras baseado no Standard Free-mo adaptado para o Brasil. Minhas razões para fazer isso incluem:
• Construir e armazenar um módulo não ocupará muito espaço
• Ter um módulo me permitirá conhecer e interagir com mais pessoas que compartilham um interesse comum
• Os custos de construção não serão proibitivos
• Vou aprender sobre novos materiais e técnicas
• Tenho tempo e interesse para aprender sobre um novo aspecto do meu hobby favorito